"O Princípio do Equilíbrio afirma que, onde quer que várias partes formem um todo (um sistema), devemos prestar atenção e nos dedicar a cada parte, sob pena de que tanto as partes não atendidas quanto o todo sofram ou tenham problemas por isso."





domingo, 10 de julho de 2011

AGRICULTURA CONVENCIONAL X AGRICULTURA ALTERNATIVA

Pra Tomar um lado nesse debate é necessário primeiro saber que Mundo cada um quer. Porque mais do que modelos de agricultura, eles determinam um futuro. Os resultados de cada um são inúmeros e a maioria deles não tem como apontar se são positivos ou negativos, se não sabermos o que consideramos bom para nós.
            Na Agricultura Convencional o principal objetivo é a produção em larga escala, alias como a maior parte das empresas do nosso atual sistema econômico, porque é isso que as fazendas (com esse tipo de agricultura) são: Industrias de Alimentos, que utilizam a terra como maquina de produção. E esse objetivo tem sido alcançado, hoje no mundo não falta comida, o que falta é qualidade, e mais ainda condições financeiras para se comprar esses alimentos.
            Na Agricultura Alternativa, pode-se falar da Agroecologia como termo que melhor engloba as agriculturas não-convencionais. O princípio da Agroecologia é a harmonia entre agricultura e ambiente. Dentro dessa harmonia então se preza antes da quantidade a qualidade de todos os agentes envolvidos. O equilíbrio entre Homem-Meio-Produto Final.
            Partindo desses conceitos e do pouco a mais que se tem em mente, pode-se começar a pensar que modelo de Agricultura se quer, e mais que isso, que futuro se tem em mente. Porque é isso, por mais que hoje se pregue um falso conceito de Sustentabilidade Ambiental, Agricultura Convencional e Agroecologia estão em lados opostos e prezam por futuros antagônicos. Querer permanecer em cima do muro é como querer achar um meio termo entre a vida e a morte. E falo "permanecer" por entender que tudo que resulta numa mudança brusca necessita de um "período de transição", é ilusório achar que acordaremos amanhã e teremos um mundo agroecológico, ou que o produtor vai tomar a decisão de não usar mais agrotóxico hoje, e amanhã os gafanhotos não aparecerão mais na plantação.
            Por fim um dos principais argumentos dos que defendem a agricultura convencional é que ela seria uma evolução do que tínhamos antes (que era a agricultura natural praticada pelos indígenas), mas como diz um amigo “nem toda evolução é boa” e se for necessário dar um passo atrás pra garantir os próximos passos à frente, na direção de uma boa evolução, porque não?

SAMBA DA NATUREZA
“O Samba pede paz pra Natureza
Diante de tanta avareza de um progresso assustador
Que em nome de uma estranha modernidade
Lança sua crueldade e provoca tanta dor
Mas chegará o momento em que a voz pela vida
Calará a ambição
E a luz de um novo tempo
Toda a Natureza
Viverá em comunhão
Atrás do ouro fere à força a Terra
Sangra o seio da Serra
E deixa a triste cicatriz
E tira o verde, o brilho e a beleza
Destrói toda a Natureza
E esse progresso infeliz
Mas chegará o momento
Em que a voz pela vida
Calará a ambição
E à luz de um novo tempo
Toda a Natureza
Viverá em comunhão”

sábado, 9 de julho de 2011

Tentando voltar a articular esse blog!

Na intenção de esclarecer sobre alimentação saudável, plantas enquanto medicamentos, harmonia entre ser humano e meio ambiente, afinal somos um somatório de fatores em equilíbrio, sem equilíbrio sem vida. Enfim para melhor expressar o conceito de Terra enquanto organismo vivo, que necessita cuidados e que nos dá o necessário para uma vida verdadeira, partindo disso vem o nome do Blog: TERRA VIVA!




Att,
Rani Rocha

Pesquise Aqui!