"O Princípio do Equilíbrio afirma que, onde quer que várias partes formem um todo (um sistema), devemos prestar atenção e nos dedicar a cada parte, sob pena de que tanto as partes não atendidas quanto o todo sofram ou tenham problemas por isso."





domingo, 7 de março de 2010

SÉRIE PLANTAS MEDICINAIS E CONDIMENTARES - ABACATEIRO

O OBJETIVO É FAZER UMA SÉRIE DE POSTAGENS COM AS APLICAÇÕES MEDICINAIS E CONDIMENTARES DE PLANTAS COMUNS DA NOSSA REGIÃO, QUE A MAIORIA TEM NO QUINTAL OU NUM TERRENO VAZIO AO LADO DE CASA. AS QUAIS MUITAS VEZES ACREDITAMOS APENAS SERVIR PARA ATRAPALHAR E ESQUECEMOS DE VER TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ELAS PODEM NOS TRAZER.
NOSSA PRIMEIRA ESCOLHIDA ACREDITO SER UMA DAS MAIS COMUNS PLANTAS DO LITORAL CATARINENSE:


ABACATEIRO

Propriedades terapêuticas: Diurética, carminativa, afrodisíaca.
Indicações terapêuticas: Diarréia, disenteria, dor de cabeça, contusão.
Informações complementares: O fruto (polpa) e o caroço (semente) devem ser consumidos ainda frescos, podendo ficar na geladeira por algum tempo. A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.O chá da folha do abacateiro é diurético e elimina gases intestinais e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos. A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.

Dosagem indicada
Afrodisíaco
O macerado do caroço (sem a folha, nem cânfora) preparado com vinho branco ou álcool de cereais em infusão durante pelo menos 20 dias (quanto mais tempo melhor) em frasco de vidro escuro, protegido da luz. Procure agitar pelos menos uma vez ao dia. Depois de pronto pode-se tomar um cálice/dia.
Creme amaciante para face ou mãos
1/4 da polpa do fruto maduro, 1 colher de sopa de mel de abelha. Amasse, faça uma massa cremosa . Aplique e deixe cerca de 30 a 40 minutos. Retire com água fria. Use pelo menos duas vezes por semana.
Dores de cabeça reumáticas e contusões
Infusão: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora, colocadas em repouso durante pelo menos 5 dias combate dores de cabeça, reumáticas e contusões. Aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Essa infusão não deve ser bebida, é para uso tópico no local afetado.
Cuidados:Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença. Procure tomar pela manhã e no máximo até 17 horas. Evitar o uso de qualquer tipo de açúcar, seja o branco, invertido, demerado ou mascavo. A polpa é muito rica em calorias e deve ser evitada por quem faz dieta para perder peso.
Uso culinário
Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.

Conteúdo retirado do site: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise Aqui!