O OBJETIVO É FAZER UMA SÉRIE DE POSTAGENS COM AS APLICAÇÕES MEDICINAIS E CONDIMENTARES DE PLANTAS COMUNS DA NOSSA REGIÃO, QUE A MAIORIA TEM NO QUINTAL OU NUM TERRENO VAZIO AO LADO DE CASA. AS QUAIS MUITAS VEZES ACREDITAMOS APENAS SERVIR PARA ATRAPALHAR E ESQUECEMOS DE VER TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ELAS PODEM NOS TRAZER.
A QUARTA PLANTA DA SÉRIE É PARA MUITOS MAIS UM ORNAMENTO PARA O QUINTAL, QUANDO NA VERDADE TEM INÚMERAS APLICAÇÕES EM NOSSA SAÚDE. EXISTEM INCLUSIVE MUITOS ESTUDOS DE SEUS EFEITOS QUANTO A CÂNCER DOS MAIS VARIADOS TIPOS (NADA COMPROVADO AINDA), DEVIDO AO SEU PODER CICATRIZANTE:
BABOSA
Propriedades terapêuticas: Emoliente, resolutivo, antioftálmica, vulnerária, vermífuga.
Indicações terapêuticas: Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolho e lêndea, inflamação, queimadura, eczema, erisipela, retite hemorroidal, entorse, contusão, dor reumática.
Informações complementares: O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
A folha despida de cutícula é um supositório nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente em entorses, contusões e dores reumáticas.
Dosagem indicada
*Queimaduras
Cataplasma: aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.
*Retites
Supositório: em retites hemorroidais.
*Laxante
Resina: é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol, quando bem seco pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.
*Contusões, entorces e dores reumáticas
Tintura: usam-se 50 g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e 250 ml de água, a tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorces e dores reumáticas.
*Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas
Lave as folhas frescas, tire a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada. Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 minutos e coe com uma peneira. Aplique a gosma no couro cabeludo (limpo), massageando ligeiramente, deixando agir por 1 hora. Enxágüe a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passar o pente fino em seguida. (Plantas que Curam, Dr. Sylvio Pannizza).
Cuidados: Não deve ser ingerida por mulheres durante a menstruação ou gravidez. Também deve ser evitada nos estados hemorroidários. Não usar internamente em crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário